O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (22) os termos de um novo acordo comercial com a Indonésia, que prevê a eliminação das tarifas sobre produtos importados dos EUA. Em contrapartida, as importações indonésias para os Estados Unidos serão taxadas em 19%. O anúncio foi feito durante uma reunião na Casa Branca, onde Trump também discutiu um acordo similar com as Filipinas, que também terá tarifas de 19% sobre produtos americanos a partir do próximo mês.
Trump havia ameaçado aumentar as tarifas sobre produtos indonésios para 32% a partir de 1º de agosto, mas o novo acordo impede essa elevação. Além da redução das tarifas, o presidente dos EUA destacou que a Indonésia se comprometeu a fornecer minerais críticos e a assinar contratos para a compra de aviões da Boeing, produtos agrícolas e energia.
"É uma grande honra anunciar nosso Acordo Comercial com a República da Indonésia, representada por seu Altamente Respeitado Presidente, Prabowo Subianto", afirmou Trump em sua rede social, Truth Social. O acordo marca a primeira negociação comercial concluída com um país após as ameaças de aumento de tarifas enviadas pelo presidente em abril.
Além da Indonésia, outros países, como Reino Unido, China e Vietnã, também estão em processo de finalização de acordos comerciais com os EUA. Trump viajará para a Escócia na próxima sexta-feira (25), onde se reunirá com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, para discutir futuras parcerias comerciais.