O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (22) a conclusão de um acordo comercial com a Indonésia que eliminará 99% das barreiras tarifárias do país asiático para produtos norte-americanos. Em contrapartida, os Estados Unidos aplicarão uma tarifa de 19% sobre os produtos indonésios importados. A confirmação do acordo foi feita pela Casa Branca, após Trump já ter mencionado a finalização do pacto na semana anterior.
Em uma publicação na plataforma Truth Social, Trump destacou que a Indonésia se tornará um mercado aberto para produtos industriais, tecnológicos e agrícolas dos EUA, permitindo a entrada desses itens sem tarifas. O presidente também enfatizou que a Indonésia se comprometeu a fornecer minerais críticos e a assinar contratos significativos, que incluem a compra de aeronaves Boeing e produtos agrícolas americanos, totalizando dezenas de bilhões de dólares.
Além das questões tarifárias, o acordo estabelece compromissos da Indonésia para reduzir barreiras regulatórias, como a aceitação de certificações americanas e a eliminação de exigências locais para produtos dos EUA. O pacto também aborda avanços em propriedade intelectual, regras para produtos remanufaturados e inclui promessas em áreas digitais, ambientais e trabalhistas, como a liberação da transferência de dados e o combate ao desmatamento ilegal.