Na tarde desta terça-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou um novo acordo comercial com a Indonésia, membro pleno do Brics, durante uma transmissão na rede Truth Social. O acordo permitirá que a Indonésia abra seu mercado para produtos industriais, tecnológicos e agrícolas norte-americanos, eliminando 99% das tarifas sobre esses produtos.
Trump destacou que, enquanto os produtos fabricados nos EUA entrarão na Indonésia com tarifa zero, o país asiático pagará uma tarifa de 19% sobre seus produtos exportados para os Estados Unidos. O presidente também mencionou que a Indonésia se comprometeu a fornecer minerais críticos e a assinar acordos significativos, que podem ultrapassar dezenas de bilhões de dólares, para a compra de aeronaves da Boeing e produtos agrícolas americanos.
O presidente afirmou que o acordo trará benefícios diretos para diversos setores da economia americana, incluindo fabricantes de automóveis, empresas de tecnologia, agricultores e pecuaristas. No entanto, a declaração de Trump ocorre em um contexto de tensões, uma vez que, na última sexta-feira (18), ele ameaçou impor tarifas sobre os membros do Brics, alegando que o grupo visa prejudicar os interesses dos EUA e do dólar.
Os líderes do Brics, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã, têm rejeitado as alegações de Trump, defendendo que a união é baseada em princípios de multilateralismo e cooperação internacional.