O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (22) um novo acordo comercial com as Filipinas, que resultará na redução da tarifa de importação de 20% para 19%. A decisão ocorre em meio a uma série de negociações comerciais que Trump iniciou com diversos países, visando evitar a aplicação de tarifas elevadas a partir de 1º de agosto. Em sua declaração, Trump elogiou o presidente filipino, destacando sua habilidade como negociador e a importância da colaboração militar entre as nações.
Este é o segundo acordo comercial firmado por Trump desde o início de suas negociações, que incluem cartas enviadas a líderes de 25 países, estabelecendo tarifas que variam entre 25% e 50% sobre produtos importados. O primeiro acordo foi com a Indonésia. Até o momento, o Brasil se destaca como o país com a maior tarifa, fixada em 50%, enquanto outros países, como México e União Europeia, enfrentam tarifas de 30%.
Desde o anúncio do aumento das tarifas em abril, os EUA firmaram acordos apenas com o Reino Unido e o Vietnã, além de um entendimento temporário com a China para a redução das tarifas mútuas. As negociações continuam, com a expectativa de que mais acordos sejam alcançados antes da data limite estabelecida para a aplicação das tarifas.