O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (14 de julho de 2025) que aplicará tarifas de 100% sobre produtos russos caso não haja um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia dentro de 50 dias. A declaração foi feita durante um encontro na Casa Branca, onde Trump destacou a disposição da Ucrânia em buscar uma solução, mas criticou a falta de ação do governo russo.
Trump enfatizou que a aplicação das tarifas será uma medida inevitável se a situação não se resolver. 'Nós vamos aplicar tarifas secundárias se não tivermos um acordo em 50 dias, e nós vamos com 100%. É o jeito, não tem como ser mais simples, essa é a maneira. Eu espero que eu não tenha que fazer isso', afirmou o presidente, reforçando sua posição em relação à crise entre os dois países.
A declaração de Trump ocorre em um momento crítico nas relações internacionais, onde a pressão sobre a Rússia tem aumentado devido à invasão da Ucrânia. O presidente norte-americano busca, assim, incentivar um diálogo que leve a um cessar-fogo e à estabilidade na região.