O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na Casa Branca que tarifas secundárias sobre a Rússia podem alcançar 100% caso não haja um acordo para um cessar-fogo na guerra da Ucrânia nos próximos 50 dias. A declaração foi feita durante um encontro com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte.
Trump reafirmou a intenção de aplicar tarifas severas à Rússia e reiterou o compromisso dos EUA em fornecer apoio militar à Ucrânia e à aliança atlântica. O presidente expressou descontentamento com a Rússia, mencionando que os Estados Unidos já gastaram US$ 315 bilhões relacionados ao conflito na Ucrânia, que, segundo ele, é responsabilidade do governo de Joe Biden.
Durante a reunião, Trump também confirmou que os EUA enviarão mais armas à Ucrânia, destacando que o país deverá arcar com os custos. Ele enfatizou que um acordo foi alcançado para o envio de equipamentos militares de alta qualidade para a Otan. Rutte, por sua vez, ressaltou a necessidade de movimentar rapidamente equipamentos para a Ucrânia e a importância da pressão diplomática nas negociações com a Rússia.