O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (12) que está considerando revogar a cidadania americana da apresentadora e comediante Rosie O’Donnell. A declaração ocorreu após O’Donnell criticar a resposta do governo federal às enchentes que devastaram o Texas, resultando em pelo menos 121 mortes e cerca de 170 desaparecidos. Em sua rede social Truth Social, Trump afirmou que O’Donnell "não está nos melhores interesses do nosso grande país" e a chamou de "uma ameaça à humanidade".
A apresentadora, nascida em Nova York, respondeu à ameaça em publicações no Instagram, ressaltando que Trump a ataca por estar "em oposição direta a tudo o que ele representa". O desentendimento entre os dois remonta a 2006, quando O’Donnell criticou Trump em seu programa The View. Recentemente, sua crítica foi motivada pelas enchentes no Texas, onde ela culpou cortes orçamentários feitos por Trump em agências responsáveis pela previsão de desastres naturais.
Trump, que visitou o Texas na sexta-feira (11), defendeu a atuação do governo federal, afirmando que as agências "fizeram um trabalho incrível, dadas as circunstâncias". A lei americana não permite que o presidente revogue a cidadania de pessoas nascidas nos EUA, como é o caso de O’Donnell, que atualmente reside na Irlanda com seu filho de 12 anos.