O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que, caso o Brasil aumente as tarifas sobre produtos norte-americanos, uma tarifa adicional de 50% será imposta às exportações brasileiras. O aviso foi feito em uma publicação na rede Truth Social na quarta-feira, 9 de julho de 2025.
Na correspondência enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump argumentou que a tarifa atual de 50% é insuficiente para corrigir o que ele considera 'graves injustiças' no comércio entre os dois países. Ele enfatizou que qualquer aumento nas tarifas brasileiras resultará em uma elevação proporcional na tarifa americana.
Além disso, Trump anunciou a abertura de uma investigação formal contra o Brasil, fundamentada na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA de 1974, que alega práticas comerciais desleais e ataques às atividades comerciais digitais de empresas dos EUA. Essa medida é vista como uma justificativa legal para a imposição de tarifas adicionais, semelhante ao que foi feito recentemente com a China.
O presidente americano também indicou que está disposto a reavaliar as tarifas se o Brasil tomar medidas para reduzir barreiras comerciais e abrir seu mercado, afirmando que as tarifas podem ser ajustadas conforme a relação entre os países.