O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o Hamas estaria desviando a comida e os recursos financeiros destinados à ajuda humanitária em Gaza. Durante uma coletiva de imprensa, Trump afirmou que os Estados Unidos forneceram US$ 60 milhões para a alimentação da população local, ressaltando que nenhum outro país contribuiu com ajuda semelhante.
Trump também comentou sobre o impacto do conflito na região, mencionando pedidos de israelenses para que ele ajudasse a recuperar os corpos de seus filhos. "Não sei o que vai acontecer em Gaza", disse o presidente, referindo-se à complexidade da situação atual.
Além disso, Trump abordou o conflito entre Camboja e Tailândia, revelando que contatou os primeiros-ministros dos dois países, enfatizando que um acordo só será possível se a guerra cessar. Ele expressou confiança na possibilidade de usar o comércio como uma ferramenta para a paz.
Por fim, o presidente americano comentou sobre os gastos dos Estados Unidos com a OTAN, destacando que a relação entre os países membros está em um bom momento. Ele também defendeu a eficácia de sua administração em questões de imigração, ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.