Na MG-050, em Divinópolis, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu 37 aves silvestres sendo transportadas ilegalmente em condições precárias no porta-malas de um veículo. O incidente ocorreu no final de junho, quando um homem de 41 anos foi flagrado com os pássaros, entre eles trinca-ferros, azulões e tico-ticos, todos sem anilha de identificação, o que é obrigatório para a criação legal de aves.
Durante o transporte, seis aves morreram e outras duas não resistiram ao estresse e aos ferimentos após o resgate. As 25 aves sobreviventes foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) de Divinópolis, onde iniciaram um processo de reabilitação. De acordo com o coordenador do Cetras, Sotero José Greco Guimarães, os animais apresentam lesões e sinais de maus-tratos, mas têm boas chances de recuperação.
As aves estão em quarentena e serão tratadas antes de serem reintegradas à natureza por meio do Projeto Asas, que identifica áreas adequadas para a soltura. O motorista foi liberado após assinar um termo de compromisso e o caso segue sob investigação dos órgãos ambientais.