A primeira carga de trilhos importados da China para a expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo chegou ao Porto de Santos nesta semana. Composta por 1.462 barras de aço de 18 metros cada, a carga será utilizada na fase inicial da obra, que liga as estações Vila Prudente e Penha, e representa um investimento de R$ 15 bilhões do Governo de São Paulo.
A ampliação da linha, que se estenderá por 8,3 km, beneficiará aproximadamente 1,2 milhão de pessoas diariamente, melhorando a mobilidade na Zona Leste da capital paulista. A previsão é que os trilhos sejam transportados para o canteiro de obras do Complexo Rapadura até o dia 24 de julho, com 47 viagens programadas para o transporte, utilizando carretas que operam em sistema de revezamento.
Dividida em duas fases, a expansão da Linha 2-Verde inclui a construção de quatro novas estações na primeira fase, com entrega prevista para 2027, e outras quatro na segunda fase, com conclusão esperada para 2028. A estação Penha terá conexão com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral da CPTM, enquanto a estação Anália Franco será ligada à futura Linha 16-Violeta.
Recentemente, o "tatuzão", a maior tuneladora da América Latina, concluiu a escavação da primeira fase da ampliação, alcançando um total de 4,5 km de túneis. Com isso, os trabalhos avançam para garantir a entrega das novas estações dentro dos prazos estabelecidos.