Um tribunal federal de apelações em Nova York confirmou nesta quinta-feira (10) a condenação do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por abuso sexual e difamação contra a escritora E. Jean Carroll. A decisão unânime da 2ª Corte de Apelações dos EUA determina que Trump deve pagar US$ 5 milhões em danos à autora, que o acusou de agressão sexual ocorrida na década de 1990.
O painel de três juízes rejeitou os argumentos da defesa de Trump, afirmando que não houve erro processual que justificasse um novo julgamento. A sentença original, proferida em maio de 2023 por um júri em Manhattan, considerou Trump responsável pelo abuso sexual em uma loja de departamentos em Nova York e pela difamação decorrente da negação pública das acusações.
Além disso, um segundo júri, também em Manhattan, declarou Trump civilmente responsável por difamar Carroll em declarações feitas em 2019, quando ele já ocupava a presidência. Essa decisão resultou em uma multa de US$ 83,3 milhões, que Trump também está recorrendo. As acusações de Carroll ganharam ampla repercussão, colocando o ex-presidente sob intenso escrutínio público.