Três homens foram detidos em Manaus entre os dias 14 e 15 de outubro de 2023, durante uma operação da Polícia Civil que investiga uma rede de exploração sexual infantil no Amazonas. A ação é um desdobramento de investigações iniciadas em março deste ano, quando um líder religioso foi preso por aliciar menores utilizando um projeto social como fachada para os abusos.
Um dos presos, pai de duas crianças, é acusado de vender fotos dos próprios filhos e de permitir que o líder religioso ficasse sozinho com seu filho adolescente, onde os abusos teriam ocorrido mediante pagamento. O terceiro suspeito, que atuava como motorista de aplicativo e vigilante escolar, participava de uma rede de compartilhamento de conteúdo pornográfico infantil e foi incentivado pelo líder a recrutar novas vítimas.
A delegada Mayara Magna informou que as investigações revelaram a participação ativa dos três homens nas práticas criminosas. Um deles confessou ter abusado de uma criança de 10 anos e uma adolescente de 13, além de incitar o líder religioso a abusar de uma vítima de 8 anos. A polícia continua as investigações para identificar outros possíveis envolvidos na rede de exploração sexual infantil.