O Programa Ambiental Trato pelo São José, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), celebrou três anos de atuação em Chapecó, com resultados significativos na gestão de esgoto. Desde seu lançamento, a iniciativa realizou mais de 15 mil vistorias técnicas em imóveis, promovendo orientações gratuitas para o uso adequado da rede pública de esgoto. Com essas ações, foram evitados mais de 354 milhões de litros de esgoto não tratado sendo descartados na natureza.
Atualmente, o programa atende a dez bairros da cidade, incluindo Engenho Braun, Jardins e Alvorada, com foco na verificação das conexões internas dos imóveis à rede coletora de esgoto e na educação ambiental. Ao longo de três anos, foram realizadas mais de 60 ações educativas, como palestras e visitas escolares, que visam aumentar a conscientização sobre a importância do saneamento básico.
Josieli Mendes, engenheira ambiental e sanitarista responsável pelo programa, destacou a relevância das adequações promovidas, que resultaram no tratamento adequado de esgoto equivalente a 23 mil caminhões limpa fossa. O programa continua ativo, reafirmando o compromisso da CASAN com a melhoria da qualidade de vida da população chapecoense e a preservação dos recursos hídricos.