As principais transportadoras de gás natural do Brasil anunciaram a nova versão da Plataforma Eletrônica de Gás (PEG), que permitirá a compra e venda digital do insumo. A operação da plataforma está prevista para iniciar até o final de julho de 2025. A iniciativa é resultado da colaboração entre a Nova Transportadora do Sudeste (NTS), a Transportadora Associada de Gás (TAG) e a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), e está integrada ao Portal de Oferta de Capacidade (PEC).
A nova versão da PEG, que evolui de um ambiente virtual de registro de ofertas e demandas para um sistema que possibilita o fechamento de negócios, foi desenvolvida em resposta ao decreto 12.153/2024. Este decreto autoriza as transportadoras a criarem plataformas eletrônicas de negociação e balanceamento de gás durante a transição regulatória. A mudança visa aumentar a eficiência nas transações do setor.
As ofertas e demandas de gás na PEG serão publicadas exclusivamente pelas transportadoras. Para participar das negociações, as empresas interessadas devem ser usuárias do Portal de Oferta de Capacidade (POC), estar habilitadas na plataforma e ter um Contrato Máster de Compra e Venda de Gás firmado com cada transportadora. Além disso, as operações realizadas na PEG não terão cobrança de tarifa de transporte, o que pode incentivar a participação de mais empresas no mercado.