A Transpetro inaugurou na quinta-feira (17) sua segunda usina solar no Terminal de Belém, no Pará, com o objetivo de reduzir em 30 toneladas anuais as emissões de gases de efeito estufa. O investimento de R$ 3,2 milhões faz parte do projeto "Terminal + Sustentável", que visa promover práticas empresariais responsáveis e alinhadas à Agenda ESG do Sistema Petrobras.
A nova instalação, com capacidade de 300 kW, atenderá toda a demanda energética do terminal, gerando uma economia estimada de R$ 400 mil por ano na conta de energia elétrica. Além disso, a usina contribuirá para uma redução de 40% no consumo de água doce captada, reforçando o compromisso da Transpetro com a sustentabilidade, especialmente em um momento em que Belém se prepara para sediar a COP 30, conferência climática da ONU.
Sérgio Bacci, presidente da Transpetro, destacou a importância da sustentabilidade nas operações da estatal, afirmando que a empresa é pioneira em soluções sustentáveis, como demonstrado pela instalação da primeira usina solar no Terminal de Guarulhos, em São Paulo. O diretor de Dutos e Terminais, Márcio Guimarães, complementou que o projeto inclui sistemas de reaproveitamento de água, visando aprimorar a gestão desse recurso essencial.
Os novos sistemas de captação de água da chuva têm potencial para economizar até 4.900 m³ de água tratada por ano, reforçando o compromisso da Transpetro com a preservação ambiental e a redução da pegada hídrica, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.