Um acidente de trânsito na BR-153, em Porangatu, Goiás, resultou na morte de cinco pessoas, incluindo três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), na quarta-feira, 16 de outubro. Os alunos estavam a caminho de um congresso quando o micro-ônibus em que viajavam colidiu com uma carreta e um ônibus, deixando ainda vários feridos, alguns deles presos às ferragens.
Este trágico evento ocorre exatamente 13 anos após um acidente semelhante que vitimou 10 estudantes da UFPA em 2012, quando um ônibus que transportava universitários colidiu com um caminhão na PR-090, em Ventania, Paraná. Naquela ocasião, a tragédia mobilizou equipes de resgate e gerou um forte impacto nas famílias das vítimas, que ainda buscam apoio e lembram das dificuldades enfrentadas desde então.
Após o acidente desta quarta-feira, a UFPA decretou luto de três dias e está priorizando o atendimento às famílias das vítimas que buscam informações no campus de Belém. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de Goiás também se manifestaram sobre a tragédia, expressando condolências e solidariedade às famílias afetadas. Os feridos estão sendo encaminhados para hospitais em Goiás e Tocantins, enquanto as autoridades investigam as causas do acidente.