Na última segunda-feira (14), a comunidade de Vila Nazaré, localizada na zona rural de Anapu, no sudoeste do Pará, foi abalada pela morte de duas adolescentes, de 11 e 14 anos, após consumirem um suco supostamente envenenado com chumbinho. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Pacajá, que busca esclarecer as circunstâncias do incidente.
De acordo com testemunhas, uma das jovens teria adicionado chumbinho ao suco e, sem saber da contaminação, a segunda adolescente também ingeriu a bebida. Ambas foram socorridas e levadas ao Hospital Municipal de Anapu, mas não resistiram às graves lesões causadas pela substância tóxica.
O chumbinho, um raticida altamente tóxico, é proibido no Brasil devido aos riscos que apresenta à saúde humana. As autoridades locais foram acionadas para investigar o caso, e os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) em Altamira, onde será realizado um laudo para confirmar o envenenamento como causa da morte. O resultado da necropsia deve ser divulgado em até 30 dias.