O Tocantins contabiliza 37.652 inscritos para a edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (23). A prova, que é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, será realizada nos dias 9 e 16 de novembro.
Uma das inovações deste ano foi a inscrição automática de 17.314 alunos da rede pública que estão finalizando o ensino médio. Desses, 12.332 confirmaram a participação, representando 71,23% do total. Além disso, 24.386 candidatos conseguiram isenção da taxa de inscrição, enquanto 13.266 pagaram o valor de R$ 85.
As provas do Enem 2025 serão divididas em dois dias: no primeiro, os participantes responderão questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas; no segundo, as provas abrangerão Ciências da Natureza e Matemática. Os resultados do exame são fundamentais para o acesso a instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, além de possibilitar a concorrência a bolsas de estudo e programas de financiamento estudantil.
O Enem também é reconhecido por sua importância na transformação de vidas, como exemplificado pela estudante Sara de Almeida Feitosa, que recentemente viralizou ao surpreender sua mãe ao informar que conquistou uma bolsa de estudos integral em fisioterapia, após realizar o exame. A jovem, natural de Divinópolis, destacou-se como um exemplo de superação e acesso à educação por meio do Enem.