Um tiroteio em um prédio de luxo na Park Avenue, Manhattan, resultou na morte de quatro pessoas, incluindo um policial, nesta terça-feira (29). O atirador, um homem de 27 anos de Las Vegas, foi identificado como o responsável pelo ataque, que ocorreu após ele entrar no edifício armado com um rifle M4. O incidente começou no saguão, onde o homem disparou contra o policial e outras vítimas antes de se dirigir ao 33º andar, onde matou mais uma mulher e, em seguida, tirou a própria vida.
As autoridades de Nova York, incluindo o prefeito Eric Adams, informaram que o atirador tinha como alvo a sede da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), localizada no 5º andar do prédio. No entanto, ele acabou utilizando o conjunto errado de elevadores, o que o levou ao andar superior. O atirador, que chegou à cidade na segunda-feira, possuía um histórico de problemas de saúde mental e deixou um bilhete de três páginas culpando a NFL por uma doença neurodegenerativa adquirida durante sua juventude.
O policial morto, de 36 anos e imigrante de Bangladesh, era pai de dois filhos e sua esposa está grávida do terceiro. A comissária de polícia Jessica Tisch descreveu-o como um herói. O FBI está colaborando nas investigações, que buscam entender as motivações do atirador e as circunstâncias do ataque, que ocorreu em uma área movimentada, próxima a pontos turísticos de Nova York.