Um tiroteio em um edifício comercial na Park Avenue, em Manhattan, resultou na morte de cinco pessoas, incluindo um policial de Nova York, na noite de segunda-feira (28). O ataque, que ocorreu por volta das 18h30, foi perpetrado por Shane Devon Tamura, um homem de 27 anos, que agiu sozinho e se suicidou após os disparos.
Imagens de segurança mostram Tamura saindo de um BMW duplamente estacionado, armado com um rifle M4. Ele iniciou o ataque ao disparar contra o policial Didarul Islam, de 36 anos, que estava de folga, e em seguida atingiu uma mulher que tentava se proteger. O atirador continuou seu ataque no saguão do prédio, ferindo um segurança e outro homem, antes de subir ao 33º andar, onde matou mais uma pessoa.
Didarul Islam, imigrante de Bangladesh e membro da NYPD há três anos e meio, era pai de dois meninos e aguardava o nascimento do terceiro filho. A comissária de polícia Jessica Tisch destacou seu sacrifício, afirmando que ele foi morto a sangue frio enquanto cumpria seu dever. Além das cinco mortes, uma quarta vítima permanece em estado crítico e um funcionário da NFL foi ferido, mas está em condição estável.
As autoridades ainda investigam o motivo do ataque. Um bilhete encontrado no local sugere que Tamura associava seus problemas mentais a lesões relacionadas ao futebol americano. A polícia confirmou que ele tinha um histórico documentado de saúde mental e havia viajado de Las Vegas a Nova York nos dias que antecederam o crime. O edifício 345 Park Avenue abriga a sede da NFL, além de escritórios de grandes empresas como Blackstone e Bank of America.