O TikTok está criando uma nova versão de seu aplicativo para usuários nos Estados Unidos, conforme informado pelo site The Information neste domingo (6). A iniciativa ocorre em meio a negociações para a venda do aplicativo a um grupo de investidores, após declarações do presidente Donald Trump sobre um possível acordo com a China.
Trump anunciou que iniciará conversas com autoridades chinesas na segunda (7) ou terça-feira (8) sobre a venda do TikTok, afirmando que os Estados Unidos estão próximos de um entendimento. O novo aplicativo está previsto para ser lançado nas lojas dos EUA em 5 de setembro, e usuários deverão baixá-lo para continuar utilizando o serviço, que permanecerá disponível até março do próximo ano.
O prazo para que a empresa chinesa ByteDance venda os ativos do TikTok nos EUA foi prorrogado por Trump até 17 de setembro. Anteriormente, havia um plano para transformar as operações do TikTok em uma nova empresa com sede nos EUA, mas esse projeto foi suspenso após a resistência da China, que não aprovou a proposta em meio a tensões comerciais entre os países.