Theo Abiorana Guedes, de 10 anos, foi o único participante de Brasília no quadro Pequenos Gênios, exibido no programa Domingão do Huck neste domingo (27). O garoto, que possui um QI de 146, quase 64% acima da média brasileira, foi selecionado entre mais de 7 mil inscritos e se destacou por suas altas habilidades em raciocínio lógico e matemática.
Durante a competição, Theo integrou o time 'Mategaláticos', ao lado de Ana Luiza e Davi, e ficou a apenas um ponto de avançar, somando 131 pontos contra 132 do time 'Globogênios'. Desde os 6 anos, ele participa de olimpíadas científicas e sonha em ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para se tornar astrônomo.
Os pais de Theo, Fernanda e Abiorana, perceberam seu talento desde cedo, quando ele já demonstrava facilidade em aprender a ler e escrever. Reconhecido como superdotado desde os 5 anos por meio da organização Mensa, Theo é considerado uma das crianças com maior QI do Brasil, estando entre os 2% da população. Atualmente, ele estuda na tradicional escola Farias Brito, em Fortaleza, onde ganhou uma bolsa de estudos e se prepara para o futuro na ciência.