Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu a Guatemala nesta terça-feira (9), resultando na morte de duas pessoas na Cidade da Guatemala. Segundo a Defesa Civil local, as vítimas foram soterradas por um deslizamento de pedras e terra que atingiu um veículo em uma rodovia ao sudoeste da capital. O diretor de comunicação da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), Andrés Erazo, confirmou as perdas humanas em entrevista à imprensa.
O tremor foi registrado à tarde, no horário local, e inicialmente foi classificado como de magnitude 5,2 pelo instituto de sismologia do país, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) revisou a magnitude para 5,7. As autoridades estão monitorando a situação e avaliando os danos causados pelo evento sísmico, que gerou preocupação entre a população.
As equipes de emergência estão em alerta e realizam buscas na área afetada, enquanto a Defesa Civil orienta a população sobre os cuidados a serem tomados em caso de réplicas. O governo guatemalteco ainda não divulgou informações sobre possíveis evacuações ou medidas adicionais de segurança.