Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a costa da Península de Kamchatka, na Rússia, na madrugada de quarta-feira, horário local, gerando alertas de tsunami para uma vasta região do Pacífico, incluindo o Alasca, o Havaí e a costa oeste dos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos confirmou o evento geológico significativo, que foi descrito como "absolutamente notável" pelo coordenador de alertas de tsunami do Centro Nacional de Alerta de Tsunamis no Alasca, Dave Snider.
Os tsunamis, que podem ser causados por terremotos, erupções vulcânicas subaquáticas e deslizamentos submarinos, são ondas que se formam quando o fundo do mar se eleva e desce rapidamente. Snider alertou que, embora os tsunamis possam se mover a centenas de quilômetros por hora em águas profundas, eles diminuem a velocidade ao se aproximarem da costa, aumentando o risco de inundações.
As autoridades de emergência em locais como o Havaí e o Alasca estão ativas na disseminação de informações sobre os alertas de tsunami. No Havaí, alertas são enviados por meio de celulares, rádio e TV, enquanto no Alasca, sirenes e transmissões de rádio públicas são utilizadas. Especialistas recomendam que, em caso de alerta, as pessoas busquem terrenos mais elevados e evitem áreas costeiras, seguindo as orientações das autoridades locais.