Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a Península de Kamtchatka, no leste da Rússia, na manhã de quarta-feira (30), gerando um tsunami que afetou o Japão e o estado do Havaí, nos Estados Unidos. O epicentro do tremor foi localizado a cerca de 125 km a sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, a uma profundidade de 19,3 km, considerada rasa, o que aumentou o risco de formação de ondas destrutivas.
As autoridades emitiram alertas de tsunami para várias regiões banhadas pelo Oceano Pacífico, incluindo o Japão, onde ondas enormes foram registradas na costa da ilha de Hokkaido. No Havaí, as ondas chegaram à costa na madrugada, resultando no cancelamento de voos em Maui e na suspensão de atividades comerciais.
Este terremoto é o mais forte registrado na região desde 1952, segundo o Serviço Geofísico da Academia de Ciências da Rússia. A atividade sísmica na área é uma consequência do Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona de alta incidência de terremotos e vulcões que circunda o oceano Pacífico, onde 9 em cada 10 tremores no mundo ocorrem.