Um terremoto de magnitude 8,7 na escala Richter atingiu a costa leste da Rússia nesta terça-feira, 29 de julho de 2025. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) confirmou a ocorrência do tremor, que teve seu epicentro localizado a cerca de 125 km da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, na Península de Kamtchatka, uma região com aproximadamente 165 mil habitantes. O tremor foi registrado a uma profundidade de 19,3 km.
Após o terremoto, autoridades russas relataram a formação de ondas de até 4 metros em áreas da península, e um alerta de tsunami foi emitido para a região. Até o momento, não há informações sobre feridos ou danos significativos.
O alerta de tsunami se estende a outros países do Pacífico, incluindo Japão e Estados Unidos, onde o governo americano advertiu sobre o risco de "ondas perigosas". O Japão, por sua vez, emitiu alertas de emergência para a possibilidade de ondas de até 3 metros em partes de sua costa. A costa oeste da América do Norte, incluindo Alasca, Canadá e partes da Califórnia, também está sob vigilância, embora o risco nessas áreas seja considerado menor até o momento.