Um terremoto de magnitude 7,3 foi registrado na costa sul do Alasca nesta quarta-feira (16), às 17h37, horário de Brasília. O evento sísmico, localizado próximo à Ilha Popof, acionou um alerta de tsunami que abrange uma faixa de aproximadamente 1.100 quilômetros entre as cidades de Homer e Unimak Pass, conforme informado pelo Centro Nacional de Alerta de Tsunamis dos EUA.
Em resposta ao alerta, cidades como Kodiak, Unalaska e King Cove iniciaram evacuações de moradores em áreas baixas, orientando-os a se deslocar para pontos mais altos. O porta-voz da Divisão de Gerenciamento de Emergências do estado, Jeremy Zidek, destacou que, embora tremores anteriores na região não tenham gerado ondas significativas, a situação foi tratada com seriedade e as comunidades foram devidamente notificadas.
Até uma hora após o tremor, não foram registrados danos materiais, segundo as autoridades locais. Em Kodiak, com cerca de 5.200 habitantes, a recomendação foi para que os moradores deixassem imediatamente as áreas costeiras, enquanto em Unalaska, com aproximadamente 4.100 residentes, foi solicitado que a população se deslocasse a 15 metros acima do nível do mar e a 1,6 km para o interior. King Cove, que abriga cerca de 870 pessoas, também seguiu as orientações de evacuação.
O Departamento de Gerenciamento de Emergências do estado de Washington monitorou a situação, mas descartou qualquer risco à sua costa após análise de dados de boias de monitoramento, afirmando que "não há perigo para o nosso litoral" por meio de suas redes sociais.