Entre julho e agosto de 2025, a rotação da Terra apresentará um aumento de velocidade, resultando em dias mais curtos. Este fenômeno, que ocorre pela quinta vez consecutiva desde 2020, fará com que a duração dos dias seja encurtada em milissegundos. De acordo com a plataforma Time and Date, a partir de 9 de julho, a rotação da Terra será 1,30 milissegundo mais rápida que o normal, com novas acelerações previstas para 22 de julho e 5 de agosto.
A Terra leva cerca de 365 dias para completar sua órbita ao redor do Sol, girando sobre seu próprio eixo. Fatores como mudanças climáticas, terremotos e a interação gravitacional com a Lua influenciam a velocidade de rotação do planeta. A aceleração atual começou em 2020, quando foram registrados os 28 dias mais curtos desde 1960, e em 2024, um novo recorde foi estabelecido com um dia 1,66 milissegundo mais rápido que o padrão.
Cientistas utilizam relógios atômicos para medir essas variações quase imperceptíveis e, quando necessário, inserem "segundos intercalares" para manter o tempo civil sincronizado com o tempo astronômico. Desde 2016, não houve necessidade de ajustes, e o Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS) indicou que 2025 também não exigirá correções. A origem exata da aceleração da rotação terrestre ainda é um mistério, com especialistas investigando possíveis causas internas do planeta.