A partir de julho, mototaxistas em Teresina poderão licenciar motocicletas com até 10 anos de fabricação, conforme o Decreto nº 28.089, publicado no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (4). A medida, assinada pelo prefeito Silvio Mendes (União), visa reconhecer os avanços tecnológicos que aumentaram a vida útil das motocicletas, permitindo que os profissionais do setor utilizem veículos mais antigos sem perder a permissão para operar.
O novo decreto altera a norma anterior, que limitava a idade dos veículos a cinco anos, e estabelece que não serão concedidas novas permissões nem renovadas as existentes para motocicletas com mais de 10 anos de fabricação. Além disso, o prazo para renovação da permissão foi ampliado de 60 para 90 dias, oferecendo mais flexibilidade aos mototaxistas para regularizar sua situação.
Atualmente, há cerca de 2.300 motocicletas cadastradas com alvará de mototáxi em Teresina. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) iniciou, em 9 de junho, o agendamento para a renovação das permissões, que devem ser realizadas dentro do novo prazo estipulado. Os mototaxistas que não cumprirem o prazo de renovação devem se dirigir à sede da Strans para evitar a perda da permissão de operação.