Nesta quinta-feira, 24 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Tequila, uma data que homenageia a bebida reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde julho de 2006. A tequila, produzida exclusivamente a partir da agave-azul em cinco estados mexicanos, principalmente em Jalisco, é uma categoria específica dentro do mezcal, que pode ser feito com mais de 40 tipos de agave e é produzido em nove estados do México, com destaque para Oaxaca.
Enquanto a tequila é caracterizada por seu sabor brilhante e fresco, com notas herbáceas e cítricas, o mezcal oferece uma experiência mais intensa e defumada, resultado de métodos tradicionais de produção que incluem o cozimento das piñas em fornos subterrâneos. A tequila é classificada em cinco tipos, variando de blanco a extra añejo, enquanto o mezcal é sempre feito com 100% de agave, ao contrário da tequila, que pode conter apenas 51%.
A crescente popularidade de coquetéis à base de tequila e mezcal reflete a busca por experiências de sabor únicas entre os apreciadores de bebidas. Com a data comemorativa, especialistas recomendam que os consumidores se informem sobre as características de cada bebida para aprimorar suas escolhas e elevar a qualidade de seus drinques.