Após um período de 45 dias de estiagem, Juiz de Fora e região enfrentaram um forte temporal na noite de sexta-feira (25). A chuva intensa, acompanhada de raios e ventos que atingiram 54 km/h, causou transtornos em diversos bairros da cidade, como Paineiras e Democrata, onde houve interrupção no fornecimento de energia elétrica. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados cerca de 11 milímetros de precipitação em apenas duas horas.
Além de Juiz de Fora, outras cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes também sofreram com a tempestade. Em Barbacena, a chuva acumulou 24,4 milímetros e foi acompanhada de granizo. Em Alto Rio Doce, parte da estrutura da 48ª Exposição Agropecuária desabou, mas o evento seguiu sem maiores impactos na programação.
As condições meteorológicas que provocaram a tempestade foram causadas pela intensificação de áreas de instabilidade na região. No entanto, o Inmet prevê que as condições devem se estabilizar, sem previsão de novas chuvas intensas para o fim de semana. As temperaturas na Zona da Mata devem variar entre 6 ºC e 25 ºC, com possibilidade de céu nublado e chuvas isoladas.