Hélcio José dos Santos, de 52 anos, foi encontrado morto no banheiro do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, na última segunda-feira (21). A filha da vítima, Danieli dos Santos, fez uma postagem nas redes sociais denunciando descaso por parte da equipe do hospital, alegando que seu pai ficou desaparecido por mais de 20 horas sem que os profissionais notassem sua ausência durante a troca de plantão.
De acordo com a Polícia Civil, Hélcio foi encontrado sentado no vaso sanitário, e frascos de medicamentos foram encontrados em seu bolso. A morte está sendo investigada como "morte a esclarecer, sem indícios de crime". A constatação do óbito ocorreu após o arrombamento da porta do banheiro, que estava trancada.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que Hélcio atuava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e prestava serviços para uma empresa contratada pelo hospital. Após o ocorrido, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada. O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) lamentou a morte e se comprometeu a acompanhar as investigações, enfatizando a importância de esclarecer os fatos, especialmente por se tratar de um óbito em ambiente de trabalho.