O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) divulgou, nesta semana, um levantamento sobre o balancete do primeiro quadrimestre de 2023, revelando que a maioria das cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte enfrentam problemas financeiros. Apenas Queluz, Bananal e Igaratá apresentaram análises regulares, enquanto outros municípios receberam alertas sobre arrecadação abaixo do esperado e gastos excessivos com pessoal.
Entre os dez municípios com maior variação negativa na arrecadação, quatro estão na região: Areias (-71,4%), Natividade da Serra (-66,4%), Cunha (-65,1%) e Lagoinha (-65%). Por outro lado, São José do Barreiro se destacou com uma arrecadação 41,6% superior ao previsto. O TCE-SP também emitiu alertas sobre indícios de irregularidades na gestão orçamentária de São José dos Campos, a cidade mais populosa da região.
A Prefeitura de São José dos Campos afirmou que os alertas do TCE são uma prática comum e não indicam irregularidades. Em nota, destacou que o município acompanha mensalmente as projeções de arrecadação e que a discrepância nos primeiros meses do ano é normal, devido ao maior ingresso de tributos como IPTU e IPVA. Taubaté, por sua vez, não enviou o balancete para avaliação, conforme informações do TCE-SP.