O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) emitiu uma medida cautelar para impedir novos repasses da Secretaria de Agricultura do Acre (Seagri) à empresa organizadora do rodeio da Expoacre 2025, programado para iniciar na próxima terça-feira (29). A decisão, assinada pela conselheira Naluh Gouveia, é motivada por possíveis irregularidades em repasses que totalizam mais de R$ 1,5 milhão.
A notificação foi entregue ao secretário de Agricultura, Luiz Tchê, durante evento no Parque de Exposições Wildy Viana, no último sábado (26). A medida determina a suspensão imediata de qualquer pagamento à Federação NBHA do Acre ou a outras entidades relacionadas ao evento, até nova deliberação do TCE-AC.
Em resposta, a Seagri afirmou que prestou contas e que o processo de contratação do rodeio seguiu os trâmites legais, com a análise da Procuradoria-Geral do Estado. O TCE-AC também instaurou um processo para investigar a regularidade dos termos de colaboração entre o governo e a organização do evento, após identificar possíveis irregularidades em pagamentos anteriores.
Além das determinações, o TCE-AC notificou a Federação NBHA para que não utilize os recursos recebidos até nova decisão e fixou multa diária em caso de descumprimento. O caso será incluído na pauta da próxima sessão plenária do TCE-AC para referendo da medida cautelar.