O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) uma tarifa de 50% sobre produtos exportados pelo Brasil, que entrará em vigor no dia 1º de agosto. As cidades do Vale do Paraíba, como São José dos Campos, Ilhabela, São Sebastião e Pindamonhangaba, são as mais afetadas, devido à sua significativa participação nas exportações para o mercado americano.
Os principais produtos brasileiros que devem sofrer com a nova taxação incluem petróleo, aço, ferro e aeronaves. São José dos Campos, que ocupa a segunda posição entre as cidades brasileiras que mais exportam para os Estados Unidos, é conhecida pela produção de aeronaves pela Embraer. Já São Sebastião e Ilhabela são responsáveis pela exportação de petróleo, enquanto Pindamonhangaba se destaca na venda de produtos semiacabados de ferro e aço.
Em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump justificou a medida citando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) e alegando que a relação comercial entre os dois países é injusta. O vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, criticou a decisão e ressaltou que os Estados Unidos possuem superávit comercial com o Brasil.
A economista Carla Beni, da Fundação Getúlio Vargas, acredita que, apesar da nova tarifa, o Brasil poderá encontrar novos mercados para seus produtos, já que são altamente demandados globalmente. O governo brasileiro, por sua vez, convocou uma reunião para discutir a situação e manterá uma postura diplomática nas relações com os Estados Unidos.