A Taurus Armas S.A. anunciou nesta quinta-feira (26) o término das negociações para uma joint-venture com a Scopa Military Industries, que visava a fabricação de armas na Arábia Saudita e a comercialização no Conselho de Cooperação do Golfo (GCC). A decisão foi comunicada em um fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A fabricante brasileira, uma das líderes globais no setor de armamentos, explicou que a continuidade do projeto estava condicionada a uma análise de viabilidade técnica, comercial e estratégica, além de um compromisso de compra mínima por parte do governo saudita, que não foi concretizado. Os estudos de viabilidade, previstos no memorando de entendimento não vinculante assinado em julho de 2023, foram concluídos sem sucesso.
Apesar do encerramento das negociações, a Taurus não descarta a possibilidade de explorar novas oportunidades na região do GCC, composta por Arábia Saudita, Barein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã, caso surjam condições mais favoráveis para o desenvolvimento de novos projetos.