Na última terça-feira (08), uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), considerada a maior tartaruga marinha do mundo e em risco de extinção, foi avistada na faixa de areia da praia de Jacaraípe, no Espírito Santo. O animal, que media 1,55 m de comprimento e 1,22 m de largura de casco, chamou a atenção de banhistas que imediatamente acionaram a 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) para garantir sua proteção.
Em uma ação conjunta com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), a área foi isolada para preservar o bem-estar do réptil, que possivelmente buscava um local seguro para desovar, um evento raro no litoral brasileiro. Especialistas orientaram os presentes a manter distância e evitar barulhos excessivos, além de proibir o uso de flashes de câmera, para não estressar o animal.
A tartaruga-de-couro, que pode pesar até 900 kg e medir até 1,80 m, tem sua presença no Brasil restrita a poucos pontos de desova, principalmente no litoral norte do Espírito Santo. A ocorrência deste animal na região destaca a importância da conservação da fauna marinha e a necessidade de envolvimento da sociedade e instituições na proteção da biodiversidade, conforme ressaltado pela Polícia Ambiental e pela ONG Oceana.