A tarifa comercial de 50% que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende implementar a partir de agosto terá um efeito marginal na economia brasileira, segundo Felipe Guerra, sócio-fundador da Legacy Capital. Durante um painel na Expert XP, Guerra afirmou que a medida, embora prejudique levemente o PIB, pode contribuir para a inflação, mas não de forma dramática.
Guerra destacou a falta de interlocução entre Brasil e Estados Unidos como um fator que pode levar à implementação da tarifa. Ele também analisou o impacto global das tarifas impostas por Trump, observando que o mercado tende a se adaptar às suas decisões, que frequentemente resultam em oportunidades para investidores.
Luis Stuhlberger, CEO e CIO da Verde Asset Management, também participou do painel e comentou sobre o cenário econômico americano, que apresenta sinais de desaceleração da inflação e salários. Ele previu que a combinação de cortes de juros e estímulos fiscais poderia beneficiar o lucro das empresas e impulsionar o mercado de ações, especialmente no setor de tecnologia. Stuhlberger ainda defendeu que, apesar das mudanças políticas, o excepcionalismo das empresas americanas permanece intacto.