O Brasil pode enfrentar uma perda de até US$1 bilhão nas exportações de carne bovina para os Estados Unidos, caso uma nova tarifa de 50% seja implementada a partir da próxima sexta-feira, 1º de setembro. A previsão foi divulgada nesta terça-feira, 29, pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), que representa grandes empresas do setor, como JBS e Marfrig.
Os EUA são o segundo maior importador de carne bovina brasileira, respondendo por 12% das exportações do país, enquanto a China lidera com 48%. De acordo com o diretor da Abiec, Roberto Perosa, as empresas brasileiras planejavam vender cerca de 400 mil toneladas de carne bovina para os EUA até o final do ano, mas a nova tarifa tornaria essas vendas inviáveis.
Perosa destacou que nenhum mercado pode substituir rapidamente a demanda dos EUA, tanto em volume quanto em preço. No primeiro semestre de 2023, os frigoríficos brasileiros exportaram aproximadamente 181 mil toneladas de carne bovina para os EUA, totalizando US$1 bilhão, o que representa cerca de 12% do total das exportações de carne bovina do Brasil, conforme dados do Ministério da Agricultura.