A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros provocou uma intensa mobilização nas redes sociais. Internautas brasileiros inundaram o perfil de Trump no Instagram com críticas à medida, utilizando frases como "Brasil soberano" e "deixe o Brasil em paz". Em resposta à avalanche de comentários, Trump restringiu a seção de comentários em suas publicações.
Além de mensagens de protesto exaltando a independência nacional e o presidente Lula, trechos do Hino Nacional foram utilizados como forma de manifestação. Apesar da predominância de críticas, alguns usuários expressaram apoio à decisão de Trump. A mobilização online ocorre em paralelo a uma reação institucional do governo brasileiro, que estuda medidas de retaliação, incluindo a possibilidade de antecipar o fim de patentes de medicamentos de empresas americanas.
A consultoria LCA Consultores analisou a situação e destacou que a vinculação feita por Trump entre a tarifa e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pode oferecer uma oportunidade política ao governo Lula. A retórica contra "interferência externa" e "neocolonialismo" pode fortalecer a base do governo e desgastar a oposição, especialmente em um contexto onde Trump é associado ao bolsonarismo. O relatório sugere que a narrativa do governo tem mais chances de prevalecer no curto prazo.