O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez críticas ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante o lançamento do 1º trem da Linha 6-Laranja do metrô, nesta quinta-feira (10 de julho de 2025). Tarcísio afirmou que Haddad "tem que falar menos e trabalhar mais", em resposta a comentários do ministro que o chamou de "candidato a vassalo". A troca de farpas ocorre após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, citando a situação política no Brasil como uma das justificativas.
Tarcísio, que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por não ter tomado medidas eficazes para mitigar os impactos do que chamou de "tarifaço" imposto por Trump. Ele enfatizou a necessidade de um diálogo que transcenda questões ideológicas e políticas, ressaltando que o foco deve ser a economia.
Em contrapartida, Haddad, em entrevista a jornalistas em Brasília, reiterou que Tarcísio errou ao demonstrar apoio a Trump, insinuando que o governador estaria se colocando na posição de vassalo. A declaração de Haddad faz referência ao histórico de Tarcísio, que já usou bonés com o slogan de Trump e compartilhou postagens em defesa do ex-presidente brasileiro, que enfrenta acusações no STF e está inelegível até 2030.