Um acidente ocorreu na quarta-feira (2) em Cubatão, São Paulo, quando parte da cobertura de um tanque industrial cedeu durante uma reforma na CMOC Brasil, uma empresa que produz produtos fosfatados. O tanque, que estava desativado há sete meses e anteriormente armazenava ácido sulfúrico, não causou ferimentos aos trabalhadores envolvidos, que foram prontamente atendidos e liberados após o incidente.
O acidente aconteceu na Rodovia Cônego Domênico Rangoni e envolveu funcionários de uma empresa contratada para realizar a reforma. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), o tanque estava sem resquícios do ácido, uma vez que estava fora de operação desde dezembro de 2024. A CMOC Brasil, que atua na produção de fertilizantes, informou que as atividades no local foram paralisadas após a queda da estrutura.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos (Sintracomos) está investigando o acidente e aguarda um relatório técnico da empresa sobre as causas da queda, que deve ser entregue em até 30 dias. A Prefeitura de Cubatão, questionada sobre a atuação da Defesa Civil, afirmou que o órgão não foi acionado para a ocorrência, apesar da repercussão nas redes sociais.
A CMOC Brasil, que iniciou suas atividades em 1955, opera com todas as licenças em dia e realiza a extração de minério em Ouvidor (GO) para a fabricação de produtos em suas plantas industriais em Catalão (GO) e Cubatão (SP). A empresa ainda não se manifestou sobre a situação dos trabalhadores envolvidos no acidente.