Um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) foi atropelado na manhã deste sábado (19) na ponte sobre o Córrego do Veado, localizada na Estrada Vicinal Prefeito Hélio Gomes, em Presidente Epitácio, São Paulo. O incidente ocorreu em uma via que conecta a cidade ao distrito de Campinal, em uma área que possui cinco quilômetros de florestas restauradas pelo Parque Apoena.
O ambientalista Djalma Weffort, presidente da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena), destacou a importância da espécie para o ecossistema, uma vez que o tamanduá-mirim ajuda a controlar as populações de formigas e cupins. Weffort também alertou para o fato de que outros animais, como anta, bugio e onça-parda, já foram vítimas de atropelamentos na mesma estrada.
Para mitigar os acidentes envolvendo fauna local, a Apoena e a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) estão em tratativas para a instalação de lombadas emborrachadas e radares de controle de velocidade na via. O aumento da travessia de animais durante o período de reprodução intensifica os riscos de atropelamentos, segundo Weffort.