O Exército de Taiwan conduziu nesta quinta-feira (10.jul.2025) seus exercícios militares anuais, conhecidos como "Huan Kang", utilizando tanques M1A2T Abrams adquiridos dos Estados Unidos. A atividade ocorreu em um campo de treinamento no condado de Hsinchu, onde quatro tanques dispararam contra alvos móveis e estáticos, demonstrando a capacidade de combate da ilha.
Os tanques em operação fazem parte do primeiro lote de 38 unidades entregues a Taiwan em dezembro de 2024, conforme informações da Reuters. A ilha encomendou um total de 108 tanques, com as entregas restantes programadas para 2025 e 2026. Os exercícios, que se estenderão por 10 dias, visam reafirmar a determinação de Taiwan em se defender contra possíveis agressões da China, que considera a ilha parte de seu território.
O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, acompanhou as manobras e enfatizou que o aumento do poder militar proporciona uma camada adicional de segurança para a nação. O major-general Chou Kuang-i, comandante da 584ª brigada blindada, expressou a expectativa de que os tanques estejam em serviço ainda este ano, adaptando-se às necessidades táticas frente à atual ameaça.
Em contrapartida, o Ministério da Defesa da China desqualificou os exercícios como um "blefe". Além das operações militares, Taiwan também está realizando ensaios de defesa civil, como os testes de evacuação realizados pela rede de supermercados PX Mart, que ocorreram simultaneamente aos exercícios militares, visando aumentar a resiliência da população em situações de emergência.