Os líderes da Tailândia e do Camboja se reunirão na próxima segunda-feira, às 15h, horário local, para discutir a mediação do conflito na fronteira com a Malásia. A informação foi divulgada pelo governo tailandês, que destacou a participação do primeiro-ministro interino Phumtham Wechayachai à frente da delegação tailandesa. As negociações ocorrem em meio a um cenário de tensões crescentes entre os dois países, que se acusam mutuamente de novos ataques de artilharia em áreas disputadas.
A Malásia, que preside o fórum de cooperação regional da ASEAN, confirmou que o primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, também estará presente nas conversas. O aumento das hostilidades entre Tailândia e Camboja se intensificou após o assassinato de um soldado cambojano em um breve conflito no final de maio, resultando no reforço das tropas fronteiriças e em uma crise diplomática que ameaça a estabilidade do governo de coalizão tailandês.
Desde o início das hostilidades na quinta-feira, o conflito se tornou o mais grave entre os dois países em mais de uma década, com mais de 30 mortos, incluindo 13 civis na Tailândia e oito no Camboja. Além disso, mais de 200.000 pessoas foram evacuadas das áreas afetadas pela violência, evidenciando a gravidade da situação na região.