O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) denunciou, nesta quinta-feira (24), Matheus Vítor Uliana Nascimento, suspeito de assassinar o pecuarista Nelson Alexandre Melo, conhecido como 'Xandy do Motocross', em fevereiro deste ano, na cidade de Ariquemes (RO). O suspeito foi preso preventivamente no último sábado (19) após ameaçar testemunhas do caso.
A denúncia, apresentada pela 5ª Promotoria de Justiça de Ariquemes, destaca três qualificadoras para o crime: motivo torpe, perigo comum e recurso que dificultou a defesa da vítima. As investigações indicam que Matheus, morador de Porto Velho, viajou cerca de 200 quilômetros até Ariquemes, onde se encontrou com Nelson em um posto de gasolina, local do crime.
No dia do homicídio, imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Nelson foi baleado. Após o ataque, ele foi socorrido, mas não sobreviveu aos ferimentos. Inicialmente, Matheus se apresentou na delegacia, confessou o crime e entregou a arma utilizada, sendo liberado após pagar fiança por porte ilegal de arma, devido à falta de evidências suficientes para a prisão em flagrante.
A nova prisão ocorreu em decorrência de um novo inquérito, após o suspeito começar a ameaçar pessoas ligadas ao processo. A Delegacia Regional de Ariquemes cumpriu um mandado de prisão e outro de busca, enquanto o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) executou mandados de busca e apreensão em Porto Velho. A defesa do suspeito não se manifestou até o momento.