Leandro da Silva Sousa, suspeito de assassinar o delegado Márcio Mendes, foi preso na tarde de sexta-feira (11) após uma operação policial que durou cerca de 31 horas. A ação envolveu aproximadamente 80 agentes das polícias civis do Maranhão e do Piauí, além da Polícia Rodoviária Federal. Ele será apresentado em audiência de custódia neste sábado (12) e deve responder por homicídio qualificado e duas tentativas de homicídio.
A prisão ocorreu em uma área de mata próxima à residência de Leandro, no povoado Jenipapeiro, na zona rural de Caxias, município situado a cerca de 360 km de São Luís. Durante o crime, Leandro feriu dois agentes que acompanhavam o delegado, os quais permanecem internados em um hospital em Teresina, Piauí.
O crime aconteceu quando o delegado e os agentes tentavam cumprir um mandado de prisão contra Leandro por roubo. Ao chegarem ao local, foram recebidos a tiros, resultando na morte de Márcio Mendes, que foi atingido na região do pescoço. A arma utilizada no crime ainda não foi localizada pela polícia. O corpo do delegado foi velado em Teresina e enterrado na sexta-feira (11).