Everton de Paiva Balbino, identificado como o suspeito de ferir gravemente uma passageira em um ônibus na Avenida Washington Luís, zona sul de São Paulo, foi preso nesta terça-feira (7) pela Polícia Civil. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio e danos ao patrimônio. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Uol. Segundo a polícia, Everton é filho de um motorista de ônibus, mas não há indícios de que seu pai esteja envolvido nos ataques.
As investigações indicam que a onda de vandalismo contra coletivos, que já contabiliza mais de 260 ocorrências na capital paulista, pode estar relacionada a rivalidades entre empresas de ônibus. Além disso, a polícia investiga a possibilidade de que adolescentes estejam envolvidos em desafios na internet e que a facção criminosa PCC possa estar coordenando algumas das ações. O ataque na Avenida Washington Luís, que ocorreu por volta das 21h45, resultou em ferimentos no rosto de uma mulher que foi hospitalizada, mas seu estado de saúde não foi divulgado.
De acordo com dados da Polícia Civil, cerca de 60% dos atos de vandalismo registrados estão concentrados na zona sul da cidade, especialmente nas avenidas Cupecê, Washington Luís e Vereador João de Luca. A polícia já prendeu outros suspeitos de participação em ataques, incluindo um adolescente apreendido na última sexta-feira (4) em Cotia. A Secretaria da Segurança Pública também intensificou o policiamento em corredores, garagens e terminais de ônibus para coibir novas ações de vandalismo.