Everton de Paiva Balbino, filho de um motorista de ônibus, foi preso na terça-feira, 7, em São Paulo, após ser identificado como o autor de um ataque que feriu gravemente uma passageira na Avenida Washington Luís, na zona sul da capital. O incidente ocorreu por volta das 21h45, quando uma pedra atingiu uma mulher que estava sentada no banco do ônibus da concessionária MobiBrasil, levando-a a ser hospitalizada. A polícia ainda não divulgou informações sobre o estado de saúde da vítima.
O suspeito foi indiciado por tentativa de homicídio e danos ao patrimônio, e as investigações indicam que a rivalidade entre empresas de ônibus pode ter motivado o ataque. Em janeiro, a Prefeitura de São Paulo havia proibido as empresas UPBus e Transwolff de operarem na cidade. A Polícia Civil já registrou mais de 260 ocorrências de vandalismo contra coletivos na capital e na região metropolitana, com 60% dos casos concentrados na zona sul.
Além de Balbino, a polícia já prendeu outros suspeitos envolvidos em atos de vandalismo, incluindo um adolescente apreendido em Cotia e dois homens detidos em Pirituba e Santo Amaro. A Secretaria da Segurança Pública intensificou o policiamento em corredores, garagens e terminais de ônibus para coibir novas ações criminosas. As investigações continuam, com a possibilidade de envolvimento de facções criminosas e desafios na internet entre os jovens.